“Copia, só não faz igual”. Algumas fabricantes não têm vergonha de criar modelos que (são cópias descaradas) lembram motos famosas de marcas renomadas como a Honda e a Ducati.

De scooter as super esportivas, essas marcas reproduzem fielmente o design das motocicletas, mudando “apenas” a motorização, tecnologias e alguns pequenos detalhes (muitas vezes nem mudando suas cores).
Mas será que essas “gêmeas” oferecem bons diferenciais em relação as suas inspirações? Conheça 5 motos que parecem cópias, mas guardam suas próprias diferenças.
Bristol ADX 160 x Honda ADV
A Honda ADV 160 é um dos scooters aventureiros mais populares, tanto no Brasil quanto ao redor do mundo. Ela se destaca por ter design robusto, suspensão elevada e DNA (quase) off-road.
A Bristol, marca filipina, quis seguir o mesmo caminho, gostou tanto que mal mudou o nome da moto… A ADX 160 tem visual semelhante, incluindo carenagens anguladas, banco mais largo e para-brisa alto, mas tem suspensão dianteira invertida e rodas raiadas, se diferenciando da Honda.
A ADV conta com motor de 160 cc com injeção eletrônica, tecnologia V-Matic da Honda, capaz de entregar 16 cv e 1,46 kgf.m de torque. Já a ADX 160 traz um motor de mesma cilindrada, com refrigeração líquida, o que lhe dá 15 cv de potência.
Shanyang Moying S 400 x BMW S 1000 RR
Se tem uma moto boa pra se inspirar é a BMW S 1000 RR. A esportiva alemã é sinônimo de desempenho brutal, com seu motor de 999 cc, mais de 200 cv de potência e um arsenal tecnológico de ponta, incluindo modos de pilotagem avançados e controle de tração, suspensão eletrônica e muito mais. Se o objetivo era pegar todas essas características, a S 450… tenta.
A única semelhança entre as duas motos o design, que é uma cópia. A S 400 tem motor de 450 cc entrega cerca de 30 cv. Em relação a tecnologia, pode se esperar o básico. Além disso, os materiais e acabamentos não chegam perto da sofisticação da BMW.
Zontes XT125-C2 x Honda Rebel 250
A Honda Rebel 250 é uma das motos custom de baixa cilindrada mais desejadas, pena que não tem no Brasil. Ela traz um visual moderno e um motor de 250cc, que oferece 26.5 cv e torque de 2,17 kgf.m, bem equilibrado.
A Zontes XT125-C2 claramente tenta seguir essa pegada, com um design semelhante (cópia) e uma proposta urbana. No entanto, tem a metade da cilindrada (125 cc) e potência máxima de 15 cv, junto aos 1,3 kgf.m de torque. Mesmo pequena, a Zontes oferece bastante tecnologia embarcada, como TFT com conectividade, chave presencial, portas USB e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Ao contrário de muitas cópias por aí, a Zontes-CT é uma moto bastante completa e com diferenciais que favorecem bastante a pequena custom. Mas quem quer confiabilidade, a Rebel é a escolha mais acertada.
Moxiao 500RR x Ducati Panigale V4S
Da MotoGP às ruas. A Ducati Panigale V4S é um verdadeiro sonho para os amantes de superbikes, com seu motor de 1.103cc, potência de até 217 cv e um pacote eletrônico impressionante, com modos de pilotagem, controle de tração e suspensão semiativa Öhlins.
Enquanto a italiana possui um motor de quatro cilindros em V de desempenho monstruoso, a chinesa Moxiao 500 RR é movida por um conjunto de dois cilindros em linha, de 471 cc, que produz 48 cv a 8.500 rpm. Ela chega de 0-100 km/h em 6,1 segundo, mas chega até os 165 km/h dando tudo que pode.
Motofino Streetboy x Harley-Davidson Sportster S
Nem as clássicas americanas escapam! A Harley-Davidson Sportster S é uma moto robusta, com motor de 1.252cc refrigerada a líquido, 90 cv de potência e torque brutal de 12,8 kgf.m, além do ronco inconfundível. A americana conta com tecnologia de ponta, incluindo modos de pilotagem e uma pegada mais moderna.
A Motofino Streetboy V-Maxter 300 é uma cópia, quase miniatura da Sportster. Tem tanque largo, escapamento duplo e até as mesmas cores. Mas, ao contrário da Harley, a Motofino vem com um motor de 300cc, bem mais manso. O propulsor é feito pela chinesa QJ Motor e gera 30 cv.