A BMW já havia anunciado a sua nova trail de média cilindrada, mas agora a F 450 GS foi flagrada em testes na Índia. A marca alemã mira um segmento que nunca foi prioridade em seu portfólio, mas essa iniciativa representa uma aproximação da BMW com motociclistas aventureiros que buscam não apenas status ou alta performance, mas principalmente versatilidade, robustezecusto mais ível.
A moto está camuflada, mas parece ser uma trail média, provavelmente a F 450 – Foto: iamabiker
Imagens divulgadas mostram o protótipo da BMW F 450 circulando próximo a instalações da TVS Motor Company, parceira estratégica da BMW na Índia. O visual da moto está camuflado mas dá para perceber itens já vistos antes como o para-lama dianteiro em forma de bico e as rodas de liga leve que também estavam presentes na G 310 GS.
Rodas de liga leve e vários órios para viagem – Foto: iamabiker
A nova BMW 450, possui um motor inédito de 450 cc, bicilíndrico, que entrega 48 cv de potência. Na suspensão, há garfo invertido ajustável e um amortecedor do tipo “load-dependent”, baseado na tecnologia de rally. Todo o conjunto pesa 175 kg.
Pelas fotos as motos flagradas parecem estar equipadas com alguns órios de bagagem. Vale ressaltar também que, enquanto uma unidade parece estar equipada com um conjunto de protetores de mão, a outra não. É provável que a F 450 GS será dividida em duas versões distintas: uma voltada para o uso no asfalto e outra mais off-road.
Concorrência Direta: Himalayan 450 e 450MT
A movimentação da BMW coloca pressão direta sobre Royal Enfield e CFMoto. A primeira já consolidada, aposta na tradição clássica e na robustez; a segunda traz um design arrojado e agressivo, além de soluções modernas para o conforto e a segurança, mas ainda não chegou no Brasil. A eventual entrada da F 450 GS promete elevar principalmente o nível de acabamento e pós-venda, mas deve cobrar mais por isso.
Será que a F 450 GS teria preço para competir com a Himalayan 450? – Foto: divulgação