Um polêmico projeto pode proibir o transporte de garupa na moto na Argentina. A ideia surgiu para lidar com a insegurança na província de Buenos Aires. Confira mais detalhes da proposta e se pode vir a ser aplicada também no Brasil.
Argentina quer proibir levar garupa na moto?
Segundo apurado pelo jornal “La Nación”, o ministro de Buenos Aires, Javier Alonso, iniciou discussões para proibir o movimento de mais de uma pessoa na mesma motocicleta. Ou seja, ele estuda a possibilidade de banir o transporte de garupa na moto.
Porém, Alonso não está sozinho. A medida já é debatida com vários prefeitos no país vizinho, em uma ideia que poderia ser aplicada em 135 municípios. Em resumo, uma medida buscando minar a onda de roubos de motocicletas e demais delitos.
Uma das primeiras localidades que poderiam aplicar essa medida é San Nicolás de los Arroyos, segundo a mídia local “Diario el Norte”, embora ainda sem detalhes sobre a implementação.
Ainda durante coletiva de imprensa em La Plata, o ministro do Governo, Carlos Bianco, e demais autoridades forneceram mais detalhes da polêmica proposta. Porém, informações de como será implementada a medida ainda carece de decisão e estudo das autoridades locais.
Veja também:
- TVS invade Argentina com 7 novos modelos
- Elétrica! TVS lança nova moto esportiva no exterior
- Saiba por que a BMW pode criar moto elétrica com empresa indiana
A proibição de levar garupa na moto no Brasil e no mundo
Recentemente, para tentar conter uma onda de violência, o governo do Peru decidiu proibir o transporte de garupa na moto em Lima e entornos. A restrição vai durar até o dia 17 de maio, segundo o documento oficial.
Durante este período, a PNP (Polícia Nacional do Peru), com o apoio das Forças Armadas, exercerá o controle para impedir o tráfego de motociclistas acompanhados. Esta regra também proíbe o motociclista de usar capacete que impeçam ou limitem a identificação do rosto.
No Brasil, a preocupação com o tema também já é sentida. Ainda em 2011, um projeto de lei (485/2011) aprovado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, visava proibir a circulação de motos transportando garupa.
Porém, a proposta de São Paulo não foi adiante, segundo especialistas, em função do projeto de Lei 485/2011 ir contra o direito de ir e vir assegurado pela Constituição Brasileira.
Contudo, segundo pesquisa recente do Datafolha, oito em cada dez brasileiros relatam sentir medo de assalto quando veem motocicletas se aproximando na rua. A pesquisa ouviu 3.054 pessoas com mais de 16 anos em 172 municípios de todas as regiões do país.