A Yamaha é uma das grandes fabricantes de motos que ainda não fez lançamentos relevantes de projetos eletrificados. Isso não significa, porém, que ela não esteja trabalhando no assunto. Conheça o E-Vino, um pequeno scooter elétrico que a marca já oferece no exterio.
Scooter elétrico Yamaha
O scooter, que já foi lançado em modelos à combustão, ganhou vida como o e-Vino. Assim, a ideia foi trazer as mesmas linhas e design de um scooter de sucesso da marca, agora na versão a bateria. Dessa forma, é considerado o primeiro scooter elétrico da Yamaha.
Agora, a fabricante trouxe atualizações para esse modelo 2023, adicionando mais potência e autonomia. A princípio, o scooter tinha autonomia para curtas distâncias dentro da cidade, quase um veículo de eio. Dessa maneira, a ideia foi transformar esse scooter em um modelo para médias distâncias, como sair de casa até o trabalho.
Porém, o e-Vino 2023 que deve chegar às lojas por volta do dia 30 de setembro, será um lançamento exclusivo para o Japão. O país se tornou uma espécie de mercado teste para as versões elétricas. Além disso, a Yamaha não anunciou quando pretende desenvolver modelos elétricos para o resto do mundo.
Desempenho e visual retrô
O scooter elétrico e-Vino mantém as tradicionais linhas do scooter, agora com um “E” nas laterais indicando a versão eletrificada. Agora também nas cores azul e branco, o scooter elétrico a esse aspecto “simpático”.
O scooter da Yamaha traz uma estrutura com rodas de 10 polegadas e motor com 1,2 kW de potência (1,8 cv) e 0.79 Kgf.m de torque, que levam os diminutos 68 kg de estrutura. Dessa forma, a empresa afirma ser um scooter com desempenho de moto a combustão de 125 cc.
Em relação às versões anteriores, o scooter ganhou mais autonomia, saindo de 29 Km para 32 Km, por conta da bateria de 12,2 Amperes. De acordo com a empresa, o scooter atinge a carga máxima após 3 horas na tomada.
Veja também:
- Scooter elétrico Honda: veja são os modelos de entregas no Japão
- Super Soco X: como é o scooter elétrico de R$ 40 mil
- Food truck: scooter tem até forno e churrasqueira
Quanto custa o scooter elétrico Yamaha
No quesito preço, o e-Vino é uma das opções mais baratas do lineup japonês da Yamaha. O novo scooter custara cerca de 259.600 ienes, aproximadamente R$ 11.656 em conversão direta.
Infelizmente, não sabemos quando a Yamaha vai trazer seus novos veículos elétricos ao Brasil. Por aqui a fabricante segue apostando apenas nos modelos a combustão, sobretudo de baixa cilindrada, onde fez dois lançamentos relevantes em 2022, o scooter Fluo e a street FZ 15.