O Brasil é uma potência no mundo do futebol, embora não esteja vivendo o seu melhor momento. Porém, quando o assunto é o maior rali do mundo, os argentinos é que mandam. Confira como a Argentina tem sido destaque no Dakar.
Nas motos a Argentina fez 12×0 sobre o Brasil
No Dakar, o maior rali do mundo, a Argentina fez 12 x 0 no Brasil. Afinal de contas, o país vizinho sediou o evento 10 vezes! Sim, de 2008 a 2017, nada menos que o maior rali do mundo “ou pela casa” de astros como Maradona e Lionel Messi.
Argentino Kevin Benavides (moto#1) já levou dois títulos do Dakar nas motos – Foto: Divulgação/Dakar
Além disso, o argentinos venceram nas motos do Dakar em duas ocasiões (2021 e 2023), ambas com Kevin Benavides. Por outro lado, o Brasil ainda não recebeu um metro sequer da competição e também não faturou ainda um título nas motos. Em resumo: Argentina 10 vezes um país-sede + 2 títulos vs Brasil 0.
Nas motos, Lincoln Berrocal foi o último piloto que representou o Brasil, participando do Dakar de 2020 – Foto: Arquivo/Motonline
Por que a Argentina recebeu o Dakar?
A primeira edição do Dakar foi realizada em 1979 e foi de Paris a Dakar, no Senegal. Essa se tornou a rota mais clássica das motos e carros, nas duas primeiras décadas. Porém, em 2008 o evento foi cancelado, devido a receios de ataques na Mauritânia.
Assim, Chile e Argentina ofereceram-se para sediar eventos subsequentes. Desta forma, em 2009 o rali foi transferido para a América do Sul, com corridas pela Argentina, Chile, Bolívia e Peru – antes de ser transferido para onde está atualmente, na Arábia Saudita, desde 2020.
Sim, os brasileiros estiveram participando do Dakar nos vizinhos, porém, não sediaram a competição nos anos de agem pela América do Sul – Foto: Divulgação/Dakar
Nessa agem pela América do Sul, o Brasil nunca recebeu as motos e carros. Porém, claro, a ideia de trazer o rali existiu. Em 2010, houve rumores de que o Pantanal poderia entrar na rota do Dakar.
Já em 2014, organizadores do evento estiveram na cidade catarinense de Itajaí. A cidade foi uma das candidatas para sediar a largada ou a chegada do Dakar. Porém, nada se concretizou.