Desejada no Brasil, uma famosa moto trail da Yamaha bateu um recorde mundial casca-grossa! Claro que estamos falando da Ténéré 700, aguardada por aqui desde 2019. Veja porque ela entrou para o Guiness Book mais uma vez – e qual preço teve de pagar para isso.
Desejada no Brasil, trail da Yamaha bate recorde mundial
Uma Yamaha Ténéré 700 modelo World Raid GYTR quebrou o recorde de altitude do Guinness. Há exatos dois anos, o piloto Pol Tarres havia quebrado o recorde de altitude com sua 700, mas agora ele precisou ‘apelar’ para assegurar o título.
Na época, ele subiu 6.157 metros no Cerro Mecedario, localizado na metade argentina da Cordilheira dos Andes. Entretanto, poucos meses depois apareceu outro piloto e ultraou essa marca por apenas 300 metros. Que afronta!
Desta forma, o espanhol voltou a pegar sua trail da Yamaha e a empreender uma nova viagem. O retorno de Tarres foi no dia 12 de março de 2024 e na mesma zona geográfica, na fronteira entre Argentina e Chile.
Na mais recente viagem, o piloto e sua equipe chegaram ao vulcão mais alto do mundo, o Nevado Ojos del Salado. O local também abriga o lago de maior altitude de todo o planeta. E foi neste contexto de uma aventura épica, que o atual recorde foi marcado em 6.677 metros com a Ténéré World Raid GYTR.
Veja também:
- Yamaha XT 660 R: review, preço, vídeo e ficha técnica
- Yamaha traz Tenere 700 a outro país da América do Sul
- Clássicas: 5 motos trail que marcaram o Brasil
YZ450FX foi mais alto…
Obviamente, não foi uma tarefa fácil realizar o recorde com a trail da Yamaha. A Ténéré 700 World Raid tem o mesmo motor de dois cilindros paralelos de 698 cc, 72 cv e 6.8 kgf.m de torque. Entretanto, essa versão incorpora novas suspensões, garfo Kayaba e monoamortecedor Öhlins, com maior curso e totalmente configuráveis.
Além disso, planejar a façanha exigiu paciência. Mas Tarrés e sua equipe se prepararam durante duas semanas, para a falta de oxigênio nessas altitudes. No fim das contas, todos partiram do Refúgio Murray a 4.522 metros e levaram apenas 50 minutos para atingir um total de três recordes mundiais.
Sim, eles alcançaram 6.677 metros com o Ténéré World Raid GYTR, o mais alto para uma motocicleta. Além disso, conquistaram o título da moto bicilíndrica que realizou a maior subida, com a própria Ténéré. Enfim, também estabeleceram um recorde geral de altitude com uma moto monocilíndrica, isso porque uma Yamaha YZ450FX da equipe – específica para cross country – subiu até 6.756.