Quando falamos em grandes marcas de motos, logo lembramos de nomes como Honda, Yamaha, Suzuki, Triumph, BMW, Harley-Davidson… Mas a verdade é que nem todas são tão expressivas em volume de vendas – como mostramos nas 10 maiores de 2022.
Aliás, a lista com as maiores fabricantes de motos do cenário mundial mostrou o domínio asiático sobre o segmento e também apresentou alguns nomes quase desconhecidos aqui no Brasil. Veja quem são essas gigantes que representam milhões de emplacamentos por ano lá fora e, quem sabe, podem vir ao nosso país em breve.
1 – Hero, entre as maiores marcas de motos
A Hero é uma fabricante multinacional indiana de motocicletas e scooters, com sede em Nova Delhi. Uma das maiores mundiais de veículos de duas rodas. Vendeu no ano ado nada menos de 5,4 milhões de unidades, muito acima de marcas como Yamaha e Suzuki. Na frente dela só esteve a Honda, com suas inalcançáveis 17,5 milhões de unidades.
A empresa começou em 1984, como uma t venture entre a Hero Cycles da Índia e a Honda do Japão. Durante a década de 1980, a fabricante apostou em motocicletas populares na Índia e em 2001 já figurava como uma das maiores fabricantes.
Apesar disso, grande parte da tecnologia nas motos da então Hero Honda – por quase 26 anos – (1984–2010) veio da contraparte japonesa. Porém, em dezembro de 2010 o conselho de istração decidiu encerrar a t venture com a Honda.
Sozinha, a Hero seguiu crescendo. Ainda em 2020, a empresa tinha capacidade anual para mais de 9 milhões de unidades em suas oito unidades fabris. Em resumo, podia produzir quase um terço do equivalente à frota de motos atual do Brasil, estimada em pouco mais de 30 milhões!
2 – TVS, desconhecida e popular no Brasil
O caso da TVS é curioso. O nome da também indiana é pouco conhecido no Brasil, mas suas motos estão presentes nas nossas ruas. Isso porque a fabricante tem uma parceria com a Dafra, através de qual oferece produtos como a linha Apache. Também, oferece as Sport 110 usadas pela Mottu. Mas a TVS vai muito, muito além disso.
A fabricante multinacional é a terceira maior empresa de motocicletas da Índia em termos de receita. Exporta para mais de 60 países e, assim, produz mais de 2,8 milhões de motos anualmente, se consolidando como a sexta maior fabricante do planeta.
A história da marca é antiga, afinal a empresa era do ramo de peças e ou a montar ciclomotores só na segunda metade da década de 1970. Em 1987 começou uma colaboração técnica com a japonesa Suzuki. Assim, a produção comercial de motocicletas iniciou já em 1989, numa parceria que se encerrou em 2001.
Em 2016, a TVS selou uma parceria com outra grande companhia, a BMW. Juntas, indiana e alemã criaram a plataforma 310 cc, vista nas G 310 R, G 310 RR, G 310 GS e TVS Apache 310 RR. Aliás, praticamente todas as BMW’s 310 saem da fábrica indiana. Ainda em 2020, foi relatado que a TVS adquiriu a marca britânica Norton.
3 – Loncin, uma gigante entre as marcas de motos
Talvez você não saiba, mas a Loncin é uma grande marca de motos da China. Comercializada sob nomes como Chongqing Longting Power Equipment, Longting e Loncin Inc, ela é famosa mesmo por sua marca Loncin de motocicletas e quadriciclos produzidos por sua subsidiária Longxin Motorcycle Industry Co., Ltd.
Muitos nomes, não é mesmo? Pois bem, na Itália e na Turquia, suas motocicletas são vendidas sob a marca Voge. Na Ucrânia, tinha o nome de Viper Motorcycles. Além disso, aqui na América Latina tem uma forte relação com a mexicana Italika – e também é encontrada na Costa Rica, onde é chamada de Katana…
Contudo, a empresa opera mesmo é de suas instalações de produção, distribuição e marketing, em Chongqing, Zhejiang e Guangdong, todas na China. Tem capacidade de produção anual para fabricar 2.500.000 motocicletas e 3.000.000 motores. Em 2022, produziu nada menos de 1,7 milhão de motos.
Inclusive você já pode até ter acelerado um de seus motores. Isso porque a Loncin desenvolveu e fabrica muitos motores das BMWF 750 GS e F 850 GS, além de ter firmado um acordo para produzir os propulsores da G 650 GS, lá em 2005. Ainda, as scooter C 400 X (lançada no Brasil há dois meses) e C 400 GT também ganham forma nas linhas de produção em Loncin.
Veja também:
- A história da Honda em épicos 60 segundos!
- Fábrica da Bajaj no Brasil; pode desbancar Honda e Yamaha?
- Vendas: como está o mercado de motos ao redor do mundo
4 – Lifan, dos carros, entre as grandes marcas de motos
A Lifan é conhecida dos brasileiros, pois já vendeu seus carros por aqui. No entanto, a empresa chinesa também produz motos. Aliás, há muito mais tempo que automóveis. Foi fundada em 1992 e começou a fabricar carros somente em 2005. Hoje as atividades incluem até ações não relacionadas a motores, como a fabricação de calçados esportivos.
Em 2004, a Lifan já era referida como “a maior fabricante privada de motocicletas da China”. Já em 2021, a Geely estabeleceu uma t venture com a Lifan para veículos elétricos usando as plataformas existentes da Geely, sob a marca Maple. Já nas motos, ano ado a Lifan vendeu 1,6 milhão de unidades, lhe colocando entre as 10 maiores fabricantes do mundo!