A Honda Racing Brasil revelou recentemente as suas equipes e os patrocínios para a temporada 2023 do motociclismo nacional. Segundo a marca, foi a oportunidade para reforçar o seu compromisso com o esporte a motor iniciado há 45 anos no país. Confira todos os detalhes do que vai acontecer neste ano!
Honda Brasil no exterior em 2023
A Honda Brasil acelera internacionalmente em 2023 com o piloto Eric Granado. Ele compete pela primeira vez em todas as etapas do Campeonato Mundial de Superbike, com a motocicleta CBR 1000RR-R Fireblade SP, pela equipe satélite Honda MIE Racing, patrocinada pela gigante Petronas.
Outro piloto que irá representar o Brasil na elite do esporte será Bruno Crivilin. Pelo quarto ano no Mundial de Enduro, agora ele ingressa na equipe oficial Honda Racing RedMoto. Crivilin também disputa o Campeonato Português de Enduro com a motocicleta Honda CRF 250 RX.
Equipes oficiais da Honda Brasil
A Honda Racing Brasil terá equipes oficiais no Rally, com o time que conta com Bissinho Zavatti, atual campeão geral das motos no Sertões. O argentino Martin Duplessis (atual campeão da categoria Moto 1 e vice da geral no Sertões) segue no time, bem como Gabriel Soares, que estreou no ano ado. Os três pilotam as CRF 450RX nas competições.
Enquanto isso, o veterano Jean Azevedo se despede do time, com mais de 30 anos de carreira e 80 títulos conquistados. Ele, que irá pilotar UTVs, coleciona ainda títulos entre as motos do Sertões e 10 taças de campeão geral no Brasileiro de Rally.
Falando nisso, Tiago Wernersbach defende o título do Sertões e do Brasileiro de Rally na categoria exclusiva para motocicletas nacionais, com a CRF 250F. Já no Enduro, a equipe oficial terá Vinicius Calafati, atual campeão brasileiro da Enduro GP (geral) e da categoria E1, com a moto Honda CRF 250RX.
Nova equipe satélite e categorias monomarca
Na Motovelocidade, a marca segue investindo na formação de pilotos com a Honda Jr Cup. A categoria fará parte da programação do SuperBike Brasil pela 11ª temporada. Essa classe-escola é direcionada a jovens de oito a 16 anos com a Honda CG 160 Titan.
A Copa Pro Honda CBR 650R também irá lapidar talentos, pelo quarto ano consecutivo no SuperBike Brasil. A novidade é a criação do time satélite da Honda Racing para a principal categoria do SBK Brasil.
João Carneiro, atual bicampeão da Copa Pro CBR 650R, defenderá a marca em sua estreia na classe Pró. Guilherme Brito, campeão da primeira edição da Copa CBR 650R, também vai acelerar a moto CBR 1000RR-R Fireblade SP no novo time.
Enquanto isso, Pedro Sampaio anunciou sua aposentadoria das pistas. Nos últimos dois anos o piloto Honda foi bicampeão da categoria SuperBike Pró.
Veja também:
- Custa 200 mil: como é a nova moto super poderosa da Honda
- CBR Fireblade 1000: review com história, preços e mais
- Nova Fireblade homenageia um dos pilotos mais loucos do mundo
Patrocínios esportivos e parceiros
A marca japonesa anunciou quais serão os eventos esportivos patrocinados na temporada de 2023. A marca segue como patrocinadora oficial do Sertões e dos campeonatos brasileiros de Enduro e de Motocross, assim como do Arena Cross e do SuperBike Brasil.
Além disso, o Pro Honda, fluidos e lubrificantes, será patrocinador master das equipes Honda Racing pela quinta temporada. Seguros Honda e DID Correntes seguem em todos os times oficiais.
No Motocross, a Fox e a Fly continuam como fornecedoras de equipamentos. A ASW é parceira no Rally. No Enduro, a equipe ainda conta com ASW e Borilli Racing. Segundo a marca, ao todo são mais de 150 profissionais envolvidos – de forma direta – na estrutura de competições no Brasil.
Equipes, pilotos oficiais e time satélite
Projetos Internacionais
Eric Granado – Campeonato Mundial de SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Bruno Crivilin – Campeonato Mundial de Enduro e Campeonato Português de Enduro – CRF 250RX
Honda Racing de Motocross
Jetro Salazar – MX1 – CRF 450R
Hector Assunção – MX1 – CRF 450R
Fredy Spagnol – MX1 – CRF 450R
Luiz Filipe Filho – MX2 – CRF 250R
Maiara Basso – MXF – CRF 250R
Chefe de equipe: Reinaldo Almeida
Honda Racing de Enduro
Vinicius Calafati – E1 – CRF 250RX
Rômulo Bottrel – E2 – CRF 450RX
Alexandre Valadares “Brankim” – E4 – CRF 250F
Bárbara Neves – EF – CRF 250F
Chefe de equipe: Fernando Silvestre
Honda Racing de Rally
Martin Duplessis – Moto 1 – CRF 450RX
Bissinho Zavatti – Moto 2 – CRF 450RX
Gabriel Soares – Moto 2 – CRF 450RX
Tiago Wernersbach – Brasil – CRF 250F
Chefe de equipe: Dário Júlio
Equipe Satélite Honda Racing / Motovelocidade
João Carneiro – SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Guilherme Brito – SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP
Chefe de equipe: Reinaldo Campos