Ninguém está livre de cometer uma infração na carta de moto. Porém, existem erros facilmente evitáveis que podem trazer consequências profundas aos motociclistas. Por isso, listamos aqui cinco falhas banais que podem render uma suspensão da carteira.
1 – (Dar grau) Empinar – Infração na carta de moto
Todos sabem que empinar a moto no trânsito é proibido. Saber disso é requisito para a obtenção da CNH. Contudo, nem todo mundo cumpre… Para alguns parece ser divertido fazer malabarismos ou praticar imprudências nas ruas. Mas fazer manobras ao guidão é ível de multa gravíssima – empinar, inclusive. Além disso, o “exibicionista” pode ter suspendida a sua habilitação.
Tem quem curta empinar ou fazer malabarismos no trânsito, mas um ‘grau’ pode lhe custar a CNH
2 – Levar crianças pequenas – Infração na carta de moto
A moto é, sabidamente, um transporte prático e rápido. Entretanto, não é possível carregar a todos. Isso mesmo! Rodar com crianças com menos de sete anos, ou que não tiverem estatura para firmar os pés nas pedaleiras, também é ível de multa gravíssima! Aliás, levar um terceiro ageiro na moto também gera punição como a suspensão do direito de dirigir.
3 – Rodar com o farol apagado
Parece uma “bobeira” simples, mas segundo o Código de Trânsito Brasileiro, trafegar com o farol apagado na motocicleta gera multa gravíssima e pode levar à cassação da CNH. O argumento para uma punição tão severa está na redução da visibilidade que o ato impõe. Ou seja, se a moto não é vista por outros condutores ou pedestres, potencializa-se a chance de acidentes.
As motos mais novas nem tem a opção de desligar o farol, porém vale a pena ficar “ligado” para ver se ele está funcionando – nada de rodar apagado
4 – Levar garupa sem capacete
Aquela carona rápida ‘até o mercado da esquina, que ninguém vai ver’ pode custar caro caso o garupa esteja sem capacete. Isso mesmo, o caroneiro também precisa estar equipado, por motivos óbvios. Para não ar pelo aperto de deixar alguém a pé, vale sempre carregar consigo um capacete extra. Porém, o item deve ser carregado no bauleto ou amarrado apropriadamente no banco traseiro. Nada de levar no braço!
Sim, você já deve ter visto até gente famosa rodando sem capacete, porém é ível de multa e suspensão da carteira
Outra coisa que já deveria ser óbvia é que trânsito e bebida não combinam. Todo mundo sabe que o CTB proíbe a condução sob efeito de álcool. Porém, tem sempre quem pense que uma dose não vai fazer mal a ninguém, engano! Além do risco de acidente, praticamente qualquer quantidade já vale para uma suspensão da carteira, caso seja abordado numa blitz.