Antes mesmo de ser lançada mundialmente, a BMW já registrou a moto elétrica CE 02 no Brasil. O cadastro da patente serve basicamente para assegurar a propriedade intelectual do produto no país, evitando que alguém lance uma ‘cópia’ dele por aqui.
Às vezes, a ação também indica um futuro lançamento. Por enquanto, a fabricante alemã ainda não indicou nenhum plano concreto de trazer o curioso scooter elétrico ao nosso mercado. Bora conhecer o produto?
Moto elétrica BMW CE 02
Assim como no restante do mundo, no Brasil o nicho de modelos elétricos está em plena ascensão. Marcas como a Shineray e Voltz lideram os investimentos e tem as motos mais vendidas até o momento. Vemos até mesmo uma invasão de pequenas ‘motocicletas’ da China, de baixa potência, adentrando no país.
No entanto, uma marca global como a BMW ainda não tem uma moto elétrica concorrendo por aqui. A fabricante alemã também atua neste segmento e pode ser que em breve chegue o momento de um lançamento neste nicho. Uma candidata seria a CE 02.
O modelo foi apresentado na forma de conceito, em setembro do ano ado. Trata-se de uma curiosa e irreverente solução de mobilidade urbana, com ênfase no mercado dedicado ao público jovem.
Veja também:
- Fuja da gasolina! Veja 5 motos elétricas mais baratas de 2022
- O vendedor mentiu: scooter elétrica precisa de placa e CNH
- Ela está de volta! Caloi relança a Mobylette com novidades
Como é a BMW CE 02
A BMW CE 02 tem linhas retas e design futurista, parece saída de um filme de ficção científica. Além disso, a moto elétrica tem tamanho pequeno, mas está longe de ser uma tradicional scooter como conhecemos. Tem chassi longo e afilado, usa rodas aro 15. Enfim, lembra muito é uma mini moto!
Ela é movida por um motor elétrico de 11 kW, com cerca de 14,7 cavalos de potência. Força suficiente para levá-la a uma velocidade máxima de 90 km/h. A bateria promete uma autonomia total de até 90 km. E apesar de parecer pequena, a CE 02 não é relativamente tão leve, pesando 120 kg – mais que uma Honda CG 160 Titan, de 117 kg, por exemplo.
O modelo elétrico tem farol quadrado e duas pequenas faixas na traseira, sendo full-LED. O de instrumentos é pequeno e colorido, fixado junto ao guidão. A moto tem ainda espaço livre entre o assento e o quadro, o suficiente para pequenas bagagens. Na área frontal existe também espaço para prender objetos, abaixo do banco.
Quando a nova moto elétrica da BMW vem ao mercado
Até o momento, não há informação oficial que indique um lançamento do modelo – nem mesmo no exterior, onde ainda é tratada apenas como um conceito. Mas de qualquer forma, já está registrado no país. Agora vai depender apenas dos planos futuros da BMW, no Brasil e no mundo, para a CE 02.