Existem motos de filmes que viram clássicos, ícones ou mesmo cultivam uma geração de fãs. Por vezes, também, os longas ganharam vida pelas motocicletas, que são sempre lembradas com entusiasmo.
Com isso surgiram produções em que a estrela principal foi também a máquina de duas rodas. Tanto é que em alguns trabalhos, não dá nem para imaginar como seria sem as motos em cena. Confira uma lista com as Top 13 mais icônicas das telonas:
Motos de filmes: ícones do cinema
1º O Selvagem
2º Easy Rider – Sem Destino
3º Fugindo do Inferno
4º O Exterminador do Futuro 2
5º Top Gun – Ases Indomáveis
6º Desafiando os Limites
7º Capitão América – O primeiro Vingador
8º Rambo – Programado para Matar
9º Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança
10º Matrix Reloaded
11º Missão Impossível 2
12º 007 – Operação Skyfall
13º Mad Max
Veja também:
- MT 03 Homem de Ferro será limitada a 480 motos; veja vídeo
- Arch: conheça a marca de motos de Keanu Reeves
- Conheça a bela Triumph Scrambler 1200 Steve McQueen
13º Mad Max – 1979
Mad Max de 1979 é um prato cheio para os fãs de motos e carros. No filme o personagem de Mel Gibson, Max Rockatansky, é um policial rodoviário. Em uma Austrália infestada por gangues de motociclistas, o agente atua junto do colega motorizado pela Kawasaki KZ 1000 1977, o patrulheiro Jim Goose. Mas os vilões também rodam com KZ 1000.
12º 007 – Operação Skyfall – 2012
O agente secreto mais famoso do cinema, desta vez vivido por Daniel Craig, tem duras tarefas para cumprir. Com isso, nada melhor que uma versátil Honda CRF 250R. É com o modelo que o agente vive uma perseguição alucinante por ruas estreitas. Incorporando um espírito enduro, ele sobe escadas e roda até em telhados de casas!
11º Missão Impossível 2 – 2000
Agentes secretos sempre têm máquinas interessantes. Aqui vemos Ethan Hunt, vivido por Tom Cruise, pilotando uma Triumph Speed Triple 955i. Na época, o modelo era novidade no mercado e satisfez os fãs com uma perseguição em alta velocidade nas telas. A moto rodou na terra e areia, mas também fritou muito pneu no asfalto.
10º Matrix Reloaded – 2003
Nesta sequência do clássico Matrix, Trinity (Carry Anne-Moss), pilota uma Ducati 996 em meio a uma auto estrada lotada de veículos. Na garupa ela leva um “chaveiro” misterioso, fugindo de maléficos gémeos albinos, e recorrendo a ajuda de Morpheus. Uma curiosidade: depois de ter rodado nas telonas, essa Ducati está agora sob os cuidados do escolhido Keanu Reeves.
9º Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança – 2011
Nicolas Cage dá vida no cinema à alma possuída de Johnny Blaze, que guiava uma Harley-Davidson. Mas para esta sequência foi escolhido um modelo de duas rodas menos óbvio ao personagem norte americano, mas não menos fascinante. Assim, quando Blaze surge em chamas na continuação da franquia, quem o carrega é a sinistra Yamaha V-Max 1800 (de quase 200 cv!).
8º Rambo – Programado para Matar – 1982
Sylvester Stallone, ou melhor, Rambo, dá aos fãs uma perseguição quente a bordo de uma Yamaha XT 250. Fugindo do xerife Teasle ele faz poucas e boas com o modelo que era ainda uma novidade fresquinha no mercado norte americano. Vale a pena conferir Rambo dando nó nas autoridades com a sua XT.
7º Capitão América – O primeiro Vingador 2011
Steve Rogers, o Capitão América, pilota motocicletas Harley-Davidson, do tipo WLA. Trata-se de nada menos que o modelo que ficou conhecido como a “Libertadora”, por ter chegado com os aliados norte americanos nos fronts da Segunda Guerra Mundial. O ator Chris Evans se vale do seu personagem para comandar e dar belas imagens da WLA aos amantes da sétima arte.
6º Desafiando os Limites – 2005
O mais recente vencedor do Oscar, Anthony Hopkins, vive o piloto Burt Munro. Tudo isso para contar a história do homem que conquistou diversos recordes de velocidade com motos quando já estava na terceira idade, na década de 60. Assim, vemos incríveis imagens de uma Indian Scout “Burt Monro Special” 1920, cruzando o deserto salgado de Bonneville Salt Flats, nos Estados Unidos.
5º Top Gun – Ases Indomáveis – 1986
Uma das amostras do ápice dos anos 80 – sem dúvidas – são as cenas de Tom Cruise de casaco de couro, cruzando estrada com a sua amada, a bordo de uma Kawasaki GPZ 900R Ninja. Se para os padrões de hoje pode parecer “cringe”, saiba que o eterno piloto de caças, Maverick, vai vir atualizado na sequência do filme ao cinema. Ele deve chegar nas telonas com uma Kawasaki H2. Mas claro, com um novo affair e casaco de couro renovado!
4º O Exterminador do Futuro 2 – 1991
Vindo do futuro para salvar o líder da resistência John Connor, o androide T800 tem que se virar no longínquo ado. Chegando aos nossos dias, na pele de Arnold Schwarzenegger, o exterminador elege como seu veículo uma Harley-Davidson Fat Boy. Com o modelo ele realiza perseguições e fugas memoráveis. Tamanho o destaque sem dúvidas movimentou as vendas e desejos pela Fat, que era nova no mercado e promovia um retorno às raízes da Harley.
3º Fugindo do Inferno – 1963
Um clássico do cinema de Steve McQueen! No longa, o soldado Hilts tenta constantemente fugir do campo nazista de priosioneiros de guerra. Em uma destas investidas, a única alternativa a ser usada pelo personagem de McQueen é uma Triumph T6. Com ela surgem cenas de tirar o fôlego. Recentemente o modelo ganhou um “revival” com edição limitada pela fabricante de motos britânica, a Scrambler 1200 Steve McQueen Edition.
2º Easy Rider – Sem Destino – 1960
Peter Fonda movimentou a imaginação de gerações com a sua Harley-Davidson “Capitão América”. Uma moto tão icônica e customizada que pouco se via da original Hydra Glide além do motor. Junto também do ator Dennis Hopper em outra Harley, a dupla de desgarrados criou um clássico da contracultura sessentista. Tudo isso em uma época em que cruzar estradas sem rumo – de motocicletas – era coisa de fora da lei.
1º O Selvagem – 1953
Tudo tem um começo, e aqui está um dos clássicos que nos anos 50 lançou os filmes com motocicletas. Baseado no conto The Ciclists’ Raid, de Frank Rooney, o longa mostra a chegada de uma gangue de motoqueiros em uma pequena cidade. O grupo é liderado por Johnny, interpretado por Marlon Brando, a bordo de uma Triumph Thunderbird T6. Sem dúvidas foi o start do casamento entre as motos e o cinema.