É confuso, a gente sabe. A Yamaha lançou uma nova scooter no Brasil, a Neo’s. Um modelo repleto de inovações, a começar pelo motor totalmente elétrico. Entretanto, o nome remete a um sucesso da marca que ainda pode ser encontrado em algumas lojas: a Neo 125. Entretanto, apesar dos nomes quase idênticos, são modelos absolutamente distintos – da motorização ao público, ando pelo preço e ficha técnica. Confira 5 diferenças entre as scooters da Yamaha com nomes parecidos.
1 – Potência – Neo vs. Neo’s
A veterana Yamaha Neo125 é movida por um motor movido a gasolina, entregando 9,8 cv de potência e 1 kgf.m de torque. Enquanto isso, a nova Neo’s Connected se move com um motor elétrico – com potência máxima de 2,4 kW (3,26 cv) a apenas 400 rpm e torque máximo de 135,3 N.m (13 kgf,m).
2 – Tecnologias – Neo vs. Neo’s
Se apresentando como modelo de entrada, a Neo125 não tem conectividade com smartphone ou sistemas como a partida sem chave (smart key), embora tenha faróis de LED. Porém, a nova elétrica é um produto , com preço e itens de série voltados para tal: chave de presença, tomada 12V e conectividade através do Yamaha Motorcycle Connect, Y-CONNECT.
3 – Tecnologia
Falando em tecnologias e funções, ambas as scooter diferem em seus conjuntos de . A Neo125 tem analógico, mas já com a função ECO, que indica a pilotagem econômica.
Por outro lado, a moderna Neo’s Connected tem multifunções 100% digital, com tela LCD. Em resumo, o display também tem modo de pilotagem ECO, indicador RUN (mostra quando a scooter está pronta para rodar) e demais alertas do conjunto de baterias.
Veja também:
- Mais econômica de todas? Nova scooter promete fazer 100 km por litro
- Nem Honda, nem Shineray; já tem outra scooter adventure nas lojas!
4 – Rodas e freios
A Neo125 conta com as maiores rodas da categoria, de 14 polegadas, a fim de ar por buracos e imperfeições do asfalto com mais conforto e controle. A nova Neo’s Connected não está longe desta proposta, mas conta com rodas de 13 polegadas.
Contudo, quando o assunto é o conjunto de freios, ambas as scooter tem semelhanças. As motos contam com freios compostos por um disco de 200 mm na roda dianteira, com acionamento hidráulico, e tambor mecânico na roda traseira com 130 mm – ambas sem sistema ABS.
5 – Cores, preço e disponibilidade
A Neo 125 é um produto de entrada, a scooter mais barata da Yamaha. Por isso, tem preço sugerido de R$ 13.090 – presente nas cores Racing Blue, Cinza Stone, Magma Red (azul, cinza e vermelho). O modelo segue presente no site da marca, mas deve dar lugar a nova versão elétrica. Já a nova Neo’s Connected é um produto voltado aos entusiastas da mobilidade e eletrificação. Por isso, seu preço é bem diferente: R$ 33.990. Está disponível nas cores e-BLUE, e-BLACK e e-WHITE (azul, preto e branco).