Uma nova marca de motos está prestes a chegar oficialmente ao mercado brasileiro! E as expectativas são altas, claro. Isso porque a nova empresa chega com envergadura do tamanho de gigantes como a Honda e Yamaha. Conheça mais sobre a Hero, a marca conterrânea da indiana Bajaj e que virá ao nosso país.
Hero é maior que Honda, Yamaha e Bajaj?
A Hero MotorCorp anunciou oficialmente que abrirá uma fábrica de motos no Brasil no próximo ano. Porém, até o momento não há detalhes sobre a operação da marca por aqui. Contudo, a empresa garantiu que construirá sua fábrica em Manaus (AM) e que ela começará a operar no último trimestre de 2025.
Entretanto, o que se sabe é que a marca indiana, apesar de desconhecida no Brasil, já é uma das gigantes do mercado mundial de motocicletas. Em resumo, a Hero é a segunda maior marca de motos do mundo!
Somente em 2023, a marca indiana teve um volume de vendas de mais de 5,6 milhões de unidades, ficando atrás apenas da Honda, com 18,4 milhões. Ou seja, a empresa com sede em Nova Déli vendeu mais que a Yamaha ano ado, que somou 4,6 milhões.
Além disso, os números da Hero a posicionam como a maior empresa da Índia, à frente da Bajaj (3,6 milhões) e da TVS (3,4 milhões). Enfim, a Hero se posiciona como uma gigante com grande potencial no mercado mundial.
Veja também:
- Marcas de motos: saiba quem é a dona de quem
- Hero, TVS, Loncin: marcas de motos enormes e ‘desconhecidas’
- Moto indiana: por que a nova Hero é digna de coleção?
Empresa tem “DNA” da Honda
Curiosamente, a marca indiana nasceu em 1984, como uma t venture entre a Hero Cycles da Índia e a Honda do Japão. Isso mesmo! Com a parceria, durante a década de 1980, a fabricante apostou em motocicletas populares na Índia e em 2001 já figurava como uma das maiores.
Desta forma, grande parte da tecnologia nas motos da então “Hero Honda” – unidas por quase 26 anos (1984–2010) – veio da contraparte japonesa. Porém, em dezembro de 2010 o conselho de istração indiano decidiu encerrar a t venture com a Honda.
Sozinha, a Hero seguiu crescendo. Ainda em 2020, a empresa já tinha capacidade anual para mais de 9 milhões de unidades em suas oito unidades fabris. Em resumo, em comparação, poderia produzir quase um terço do equivalente à frota de motos atual do Brasil, estimada em pouco mais de 30 milhões!
Atualmente, a Hero está presente em 47 países. Na América Latina a marca já está na Argentina, México e Colômbia. Em seu catálogo, a marca tem mais de 17 modelos, sendo a Mavrick 440 seu lançamento mais recente – um projeto nascido em colaboração com a Harley-Davidson.