Depois das marcas subsidiárias GasGas e Husqvarna apresentarem suas motos off-road atualizadas, chegou a hora da KTM mostrar suas máquinas para 2023. Os modelos SX da fabricante austríaca foram redesenhados e prometem ainda mais potencial. Veja o que chega ao mercado em breve,
KTM atualiza linha de motos off-road SX
A KTM é uma das marcas de maior sucesso no mundo das motos off-road, com sua linha SX. Os austríacos já faturaram cinco campeonatos de supercross AMA 450 desde 2015, por exemplo. Também foram 30 títulos mundiais de MX, desde 2000, e oito triunfos no MXGP, de 2010 para cá. As motos do time laranja sabem competir em alto nível…
Para 2023, a KTM melhora essa fórmula vencedora, com a linha de motocross se beneficiando do quadro hidroformado e cortado a laser. Segundo a marca, os engenheiros melhoraram a flexibilidade longitudinal e de torção. Tudo isso para aumentar a estabilidade, a absorção de energia e a resposta da moto ao piloto.
Junto disso, a suspensão dianteira WP XACT de 48 mm, com tecnologia AER, ganhou novas atualizações hidráulicas nas bengalas do garfo. Isso promete aumentar a resistência e o amortecimento progressivo. Na parte de trás, um novo amortecedor WP XACT, totalmente ajustável, reduz o peso e o comprimento, mantendo 11,8 polegadas de curso.
A KTM não esqueceu da ergonomia e aumentou as superfícies de contato na carroceria da moto. O assento ficou mais envolvente com seu perfil plano, em novo material. es foram reposicionados e os apoios de pés ficaram 26% maiores, melhorando o conforto e controle.
Veja também:
- GasGas terá 10 novas motos off-road em breve
- Husqvarna 2023: veja a nova linha de motos off-road
- Nova ‘XT 660 da GasGas’ virá ao Brasil; veja data e preço
Motos off-road KTM de 2 e 4 tempos
Para os modelos SX-F de quatro tempos 250, 350 e 450, a KTM redesenhou os cabeçotes e a caixa de câmbio Pankl Racing Systems de cinco marchas. A ideia foi maximizar a potência, eficiência e confiabilidade. Já o launch control, controle de tração e quickshifter priorizam ainda mais o desempenho.
A família de dois tempos SX 125, 250 e 300 SX também recebeu atualizações. Os modelos contam com um sistema de injeção eletrônica de combustível, corpo de borboleta Keihin de 39 mm e Vitesco ECU, especialmente ajustado para uma ignição mais limpa e abastecimento eficiente.
O sistema de injetores EFI também desbloqueia dois modos de condução, com o Mapa 1 priorizando uma faixa de potência linear. Enquanto o Mapa 2 fornece resposta imediata do acelerador e potência máxima. As motos tem ainda partida eletrônica, que facilita a vida nos boxes e sobretudo nas trilhas.
A linha de motos off-road da KTM 2023 ainda conta com as pequenas SX 50, 65 e 85. Visualmente, todas as motos compartilham seu estilo, com painéis de carroceria no tradicional laranja e branco e gráficos da KTM.
Quanto custam as KTM off road 2023
No exterior, a linha SF-X de quatro tempos tem preços partindo dos 9.999 dólares (cerca de R$ 51 mil em conversão direta), enquanto a série SX de dois tempos começa dos 7.949 dólares (R$ 40 mil). No Brasil temos representação da marca através da empresa Factory Powersports. Certamente as novidades virão para cá em breve, mas ainda sem preço definido.