Enquanto você vê esta notícia, milhares de motociclistas respiram a cultura duas rodas no Capital Moto Week 2024. A programação em Brasília (DF) segue até o próximo sábado, 27 de julho, e oferece uma experiência única no rol dos grandes eventos de motos do país. Saiba o que faz do CMW algo diferente de tudo o que você já viu.
Como é participar do Capital Moto Week
Com a previsão de reunir mais de 800 mil visitantes em 2024, o CMW se autointitula como sendo o ‘maior festival de rock e motos da América Latina’. Porém, faz uma interpretação particular do que significa um ‘festival’.
Na prática, o evento é completamente diferente de outros ‘festivais’, como o Festival Interlagos, que rola em São Paulo. Pela vibe, programação, estrutura e atrativos, o Capital está mais para um super encontro de motociclistas. Porém, não é ‘só’ um grande encontro, uma vez que possui programação diversificada, atrações nacionais, ativações de diversas empresas e experiências.
A cidade da moto
Em sua 21ª edição, o primeiro fator que faz do Capital Moto Week um evento ímpar é sua estrutura. As atividades acontecem na Granja do Torno, numa enorme área de aproximadamente 300 mil m². Ou seja, cerca de 10 hectares de muito rock, roupas de couro e, claro, motos.
Não por acaso, o espaço é chamado de Cidade da Moto. Lá, estão ruas, praças e ‘quarteirões’, que abrigam áreas de camping, lojas, stands, palcos, pontos de ativação com marcas e mais. Tudo muito organizado, como uma cidade deve ser. Segundo os realizadores, há 2 grandes praças de alimentação, 34 restaurantes, 2 bares temáticos e 5 palcos de shows. Além disso, cerca de 20 mil ‘moradores’ – afinal, estamos falando de uma cidade, não?
Veja também:
- Mais de mil motos Royal Enfied andando juntas! Veja vídeo do recorde
- Muito mais que motos: 5 coisas que a Kawasaki faz e você não sabia
Shows e experiências
Posicionado em Brasília, coração do país, o Capital Moto Week recebe apaixonados por motos vindos de todo o país e também de como de diversos pontos do exterior. O público é formado por motoclubes, viajantes, motociclistas da região e investidores do segmento. E, também, fãs de rock,
Por isso, o evento possui um grande palco, reforçando seu caráter de festival. Por lá, em 2024 já aram artistas como Humberto Gessinger, Massacration e Sepultura, em sua história turnê de despedida. Todos os grupos se depararam com um cenário tão ímpar quanto o próprio evento: no CMW, as motos fazem parte da pleita, ocupando seu merecido espaço na imensa área destinada à ‘pista’ do show.
Capital Moto Week, um evento de negócios
Naturalmente, um evento que reúne mais de 800 mil pessoas de um mesmo nicho é um terreno fértil para negócios. Assim, muitas das principais marcas do segmento duas rodas marcam presença no CMW com stands e ativações. Pelo menos 50 marcas aceleram a programação.
Uma delas é a Honda. Em 2024, a fabricante montou uma grande estrutura numa ‘praça’ da Cidade, com mais de 1 mil m² e de frente para o palco principal. Lá, apresentou seus lançamentos mais recentes, modelos que virão em breve ao mercado (como a Tornado 300), clássicos de décadas adas e motos de competição. Além disso, realizou pesquisas de mercado, aferindo a receptividade do público para motos que podem chegar às lojas futuramente.
Assim, diversas ativações acontecem ao longo de todos os dias. Há presença de pilotos e competidores, ações relacionadas à Stock Car (que acontece na região, em Goiânia), brindes, sorteios, parque de diversões, tirolesa, bungee jump e muito mais.