A MT 15 é uma das motos mais aguardadas pelos fãs da marca aqui no Brasil. Porém, o modelo pode não desembarcar tão cedo quanto esperamos no país. E existem 3 motivos, ou melhor, 3 motos que podem explicar o porquê a Yamaha ainda não lançou a naked por aqui.
1 – Yamaha MT 15 seria concorrente da R 15
A MT 15 é uma versão naked que utiliza a mesma base da carenada YZF-R15 lançada no Brasil. Ambas as motos são equipadas com o motor monocilíndrico de 155 cc, com arrefecimento a líquido e comando de válvulas variável, com 18,8 cavalos.
Não há como negar que o compartimento de plataformas poderia facilitar a vinda da versão MT ao país. Porém, uma vez no Brasil, a naked poderia “tirar” algumas vendas da R15 que vem sendo o destaque mais vendido em sua categoria no mercado nacional.
Então por hora, parece que a Yamaha não precisa de mais uma moto para concorrer com a R15, que vai muito bem em seu nicho de mercado!
2 – MT 15 poderia por fim na FZ 15
O nicho das pequenas street naked também não fica totalmente desassistido no Brasil com a falta da MT 15. Isso porque, a FZ 15 foi o modelo escolhido para atender a estes clientes por aqui, com seu design derivado da FZ 25 e motorização das populares 150cc da marca.
Porém, com uma eventual chegada da MT 15 no mercado nacional, a novidade poderia “abocanhar” uma boa fatia de vendas da FZ15. Além disso, o lançamento MT poderia ter dois destinos: preço muito próximo da popular FZ “canibalizando” o modelo, ou preço muito acima, deixando a MT menos convidativa ao mercado.
Veja também:
- Vale pagar mais? 5 vantagens da Yamaha FZ15 sobre a Factor 150
- Em duas versões: Yamaha Crosser 2025 ganha novas cores
- Moto 150 completa: veja o preço e cores da Fazer FZ15 Connected
3 – MT 15 poderia ter preço próximo da FZ 25
Ainda especulando sobre os possíveis choques de preços, vale lembrar que atualmente a R15 tem praticamente a mesma faixa de valores anunciada que a naked FZ25 no Brasil. E como a MT 15 tem o mesmo conjunto que a R15, logo conclui-se que ambas poderiam custar quase o mesmo preço no país.
Enfim, como esse raciocínio, não demora-se para perceber que a FZ25 poderia acabar “sobrando” no catálogo da Yamaha – com preço semelhante, menos equipamentos e quase o mesmo nível de potência.
Por enquanto, esse ainda não é o plano da marca japonesa; trazer a MT 15 para “aposentar” as FZ15 e FZ25. Além disso, a marca ainda não revelou oficialmente qualquer informação sobre a pequena MT no país.
Porém, você gostaria de ver a MT 15 chegando ao Brasil?