Criada no nosso país, a YS 250 Fazer tinha uma missão clara: enfrentar a super bem-sucedida Honda CBX 250 Twister. O ano era 2005 e o projeto deu certo. O destaque ficava a cargo do motor SOHC de 249 cm³.
O conceito foi simples, mas brilhante: manter a identidade da C100 (marcada pela praticidade, chassi underbone e embreagem ‘automática’), porém com visual suave e arredondado, mirando especialmente no público feminino.
Inicialmente, o design pouco convencional foi alvo de inúmeras críticas. Porém, logo a moto alcançou sucesso, especialmente pelo preço ível e robustez, ganhando popularidade em regiões mais remotas.
O modelo surgiu em 2011, aproveitando a base mecânica da XTZ 250 Lander – que, por sua vez, era baseada na já citada Fazer 250. Porém, para fazer jus ao nome, o novo modelo tinha visual próprio, inspirado na icônica Tenere 1200Z.
Ao invés de uma atualização da CRF 230F, a Honda surpreendeu com um produto inédito: a CRF 250F. A 250F precisou de apenas 3 anos para tomar posse do mercado e aposentar sua antecessora.