A Yamaha MT 09 é uma naked lançada originalmente no mercado nacional em 2014. O modelo é o mais potente da família MT (Master of Torque). Uma máquina esportiva movida por um motor de três cilindros, que nasceu como uma resposta da marca japonesa ao segmento.
Yamaha MT 09: ficha técnica, fotos, videos, consumo
A história da Yamaha MT 09 começa ainda durante o seu conceito. Nem todo mundo sabe, mas a marca japonesa considerou na época o lançamento de uma moto com motor de dois, quatro cilindros e inclusive em V.
No entanto, o objetivo era uma moto com boa faixa de torque e baixo peso. E a alternativa para essa construção se apresentou como um propulsor de três cilindros em linha. Algo inédito dentro da Yamaha, uma vez que a última tricilíndrica era a XS 850 dos anos 80.
Desta forma, a Yamaha MT 09 foi apresentada mundialmente em junho de 2013 e começou a ser vendida em setembro do mesmo ano na Europa. A moto chegou substituindo a Yamaha FZ8 que tinha motor quatro cilindros. No Brasil, a novidade chegou só em 2014, cerca de uma ano depois do velho continente.
A nova motocicleta era equipada com motor 850cc com o referido novo três cilindros em linha. Um propulsor que rendia 115 cavalos de potência, com torque máximo de 8,92 kgf.m a 8.500 rotações rpm. Um conjunto que pode fazer médias de consumo de 17 km por litro, tanto na cidade quanto na estrada.
A esportiva vinha ainda com sistema de freios ABS série. Além disso, outra novidade eram os três modos de pilotagem, o modo A (mais agressivo), B (mais tranquilo) e o STD indicado para diversas situações, como a uma média entre as duas opções distintas. Tudo isso em um conjunto com peso de apenas 191 kg em ordem de marcha, incluindo os fluidos.
Aqui no Brasil, a Yamaha MT 09 começou a ser vendida em novembro de 2014, com preço sugerido anunciado de R$ 35.990 na cor básica cinza fosco. Já para as opções em roxo ou laranja metálico, com garfos dianteiros dourados, o preço partia de R$ 36.590.
MT 09 farol duplo
Em 2016 a Yamaha revelou no Salão de Colônia, na Alemanha, a renovada MT-09. O modelo manteve a base, mas seu visual foi repaginado, abandonou o farol simples na dianteira para dar lugar a um bipartido com visual de “robô”, de LED.
Essa novidade chegou no Brasil com a MT 09 ano/modelo 2020. Além de visual atualizado, a moto recebeu tecnologias como controle de tração e sistema quick-shift, que dispensa o uso da embreagem. O modelo também ganhou sistema de embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira.
MT 09 da Europa
No final de 2020, a Yamaha apresentou na Europa a nova geração da MT 09. Por lá, o modelo ganhou novidades no visual, tecnologia e desempenho. A moto recebeu um projetor de LED para farol alto e baixo centralizado junto do (DRL) e – piscas em LED.
O design da naked mudou desde o tanque de combustível até as linhas das carenagens e entradas de ar. O e da placa na traseira mudou da configuração em estilo mudguard junto a roda, para um pequeno eliminador de rabeta.
A moto também ganhou um novo motor. Na verdade, o mesmo propulsor 3 atualizado, que ou dos 847 cm³ para 890 cm³. O que permitiu entrar no mais recente padrão de emissões da Europa (Euro5), mas também pular para os 120 cv de potência máxima.
Essa novidade atualizada ainda não chegou no Brasil.